terça-feira, 14 de abril de 2009

È caso para nos questionarmos!


Ao ler o setubalense online, coisa que costumo fazer habitualmente, li num dos comentários a mais uma das “peças jornalísticas do Joãozinho” o seguinte:


“Lamento os inevitáveis inconvenientes desta obra, mas lamento ainda mais que O Setubalense, jornal de referência da nossa cidade, venha demonstrando uma prática que em nada o prestigia. É indisfarçável a atitude parcial - quase sempre do mesmo jornalista - sobre matérias da vida da cidade. Querendo, pode ser usada pelos profissionais da comunicação social ou outros a figura do artigo de opinião. Já o que não é aceitável é que se utilize a imagem idónea de um órgão de comunicação social para, ao abrigo de supostas notícias, fazer passar opiniões, avaliações e comentários pessoais. Ao O Setubalense exige-se mais rigor e profissionalismo!”


Penso que este amigo tem alguma razão, que temos vindo a assistir a um conjunto de comentários sob a capa de um suposto jornalismo isento, imparcial, defensor da liberdade e da democracia mas que quase sempre pende para o oportunismo eleitoral, para a opinião em vez da informação, para enaltecer o que há de mau e dar visibilidade à arruaça e ao mal dizer. É caso para questionar, não quem poderá tem a razão, mas quem quer com a sua opinião omitir os factos e contando apenas a sua versão da historia condicionar a opinião do leitor. É caso para perguntar será que é também candidato a autarca na nossa paróquia, será uma questão mais pessoal de desavença com alguém ou ganha por fora por cada ferro que espeta contra a cidade e em particular contra a autarquia?

Sem comentários:

Enviar um comentário