O sempre criativo Secretariado da Comissão Política Concelhia de Setúbal do Partido Socialista, em comunicado à imprensa, vem dar conta da sua súbita preocupação com o Centro de Saúde do Bonfim (e não “de S. Julião” como referem) que serve as populações das freguesias de Sta. Maria e S. Julião.
Segundo o comunicado, o PS entende que a gestão comunista da Câmara Municipal de Setúbal despreza as populações e é responsável pela não resolução dos problemas decorrentes da instalação do Centro de Saúde do Bonfim num edifico sem as mínimas condições para o efeito.
Para os «Socialistas» do nosso burgo, a responsabilidade pelo Serviço Nacional de Saúde não cabe ao Governo, ao Ministério da Saúde e à Administração Regional de Saúde, mas à autarquia que estaria obrigada a encontrar terreno para as novas instalações.
De facto, ao longo dos tempos, por incompetência dos sucessivos Governos temos assistido, por todo o País (em autarquias de todas as cores), a este fenómeno de serem as autarquias a ceder terrenos, a construir instalações, a suportar custos de serviços da Administração Central, mas isso não desresponsabiliza, nem pode servir para esconder o facto de que a competência é do Governo.
Aliás, no referido comunicado chega-se à brilhante conclusão de que as verbas para o Centro de Saúde do Bonfim só não foram inscritas em PIDDAC porque não havia comunicação/confirmação oficial da existência de terreno, como se isso fosse condição sine qua non, como se isso fosse requisito para a inscrição de verbas em PIDDAC.
Terá sido por isso que os deputados do PS, incluindo alguns Setubalenses, votaram contra a proposta de alteração ao PIDDAC, apresentada pelo Grupo Parlamentar do PCP, que previa o reforço de dotação da medida referente às Unidades de Saúde da Anunciada; Azeitão e Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra? Será por falta de indicação de terrenos pela Câmara Municipal de Setúbal?
Durante os 16 anos de gestão PS, incluindo aqueles em que a Sra. Almeida foi Vereadora do Urbanismo e aqueles em que a gestão PS da Câmara coincidia com Governos PS, não me consigo recordar de qualquer tomada de posição ou da indicação de um terreno por parte do criativo Secretariado da Comissão Política Concelhia de Setúbal do PS, nem dos seus eleitos.
Não reconhecer o papel que a Câmara Municipal e as Juntas de Sta. Maria e de S. Julião têm tido na denúncia desta questão e na proposta de solução é algo expectável em tempo de campanha eleitoral, mentir e deturpar a realidade, omitindo responsabilidades do PS local e nacional, não imputar ao Governo a total responsabilidade pela forma como funciona o Centro de Saúde do Bonfim é ultrapassar as marcas e revelar uma total falta de honestidade intelectual.
Sem comentários:
Enviar um comentário