A Comissão Permanente da Assembleia Municipal de Setúbal, onde têm assento representantes de todos os Partidos com eleitos no referido órgão autárquico, decidiu agendar, ainda no âmbito das comemorações do 35º Aniversário do 25 de Abril, uma Sessão Extraordinária sobre Liberdade e Democracia.
Esta decisão, aparentemente pacífica, revela-se, afinal, controversa e o tema melindroso para alguns partidos e juventudes partidárias.
O tema "Liberdade e Democracia" não interessa aos Setubalenses, serve apenas para entreter os comunistas, é o que dizem aqueles que determinam a régua e esquadro o que interessa ou não aos Setubalenses.
Compreendo que para alguns sectores do PS, o tema Liberdade e Democracia seja uma chatice e até bastante incómodo, mas acredito que para os Setubalenses a qualidade da Democracia que temos, os Direitos, Liberdades e Garantias consagrados e o seu exercício, não são questões menores.
Evidentemente, que para o PS e o seu Governo suportado por uma maioria absoluta as tentações autoritárias têm causado alguns problemas, mas isso não pode ser impeditivo de que os órgãos autárquicos questionem e debatam um tema central nos nossos dias, a defesa dos Direitos Democráticos contra os sucessivos abusos, a importância da Liberdade conquistada em Abril para o desenvolvimento e o progresso económico e social do País e do nosso concelho.
O que os sectores mais retrógrados e à direita do PS em Setúbal não compreendem é que não há coesão social ou dinamismo económico, sem o aprofundamento da Democracia e da participação, sem o respeito das Liberdades fundamentais constitucionalmente consagradas, não compreendem que o desenvolvimento não se alcança com intimidações e limitações ao exercício de direitos democráticos.
Gostaria de assistir a esta Assembleia e de nela ver um PS empenhado na defesa dos valores da Democracia e da Liberdade, empenhado na exigência de uma prática que efective esses valores, empenhado na condenação de todas as situações que os põem em causa (algumas registadas aqui no concelho).
Enfim, espero ter condições de ir assistir e satisfazer a minha curiosidade sobre que PS vai estar a Assembleia Municipal, o PS que se diz de Abril, ou o PS da maioria absoluta para quem a Liberdade e a Democracia são questões menores e sem relevância que, apenas servem o calendário do PCP.
o CDU, não tem é mais nada para fazer, em vez de se preocupar com o que realmente interessa em Setúbal q é resolver os problemas sociais, financeiros, etc.. do Concelho, não vamos fazer uma festa na Assembleia Geral e passar um dia sem fazer nenhum. Vocês querem é aparecer, vão mas é trabalhar. Comunistas Tristes, com valores inaceitáveis e q mostram cada vez mais q Setúbal ta largado aos bichos, a sorte é q em Outubro acaba-se a palhaçada.
ResponderEliminarUi, mais «Um Setubalense» com poder argumentativo e de grande nível...
ResponderEliminar